Todo ser humano pensa visualmente, desde criança está acostumado com um mundo cheio de símbolos e logotipos. As imagens agem de forma direta sobre a percepção cerebral, causando primeiro impressão para somente depois serem analisadas.
Com base nesta colocação, vejamos alguns fatores relevantes na criação de uma marca.
- Conceito: deve transmitir conceitos subjetivos de qualidade e excelência da empresa, também deve transmitir ao público a idéia explícita ou implícita sobre a marca. O significado do logotipo deve ser de fácil compreensão e assimilação, uma vez que o logotipo é a identidade da empresa.
- Legibilidade: fácil leitura e compreensão. O uso de efeitos muito elaborados deve ser evitado, porque o logotipo deve ser legível, claro, marcante mas sem excessos e de reprodução facilitada para diversos meios e tamanhos.
- Contemporaneidade: deve-se observar as mudanças de comportamento da sociedade e os reflexos que essas mudanças causam na comunicação. Não se vá pelos modismos, “as boas idéias resistem as tendências desaparecem”.
- Personalidade: a originalidade é que fará a diferença frente às outras empresas. Ao buscar a originalidade, não perca o significado.
- Pregnância: facilidade na memorização da marca, fazendo com que ela fique mais tempo em evidência na cabeça do consumidor e da concorrência.
- Uso: flexibilidade na aplicação em diversos meios de comunicação faz com que a marca se mantenha atual por muito tempo.
![](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_sq4_zVghvPctKWXWPmOdljDeug1G_Zi6dXBsod00l7VblbZa4kfAZrdRe1l0iRjDS6AqSFJbD8mwx2mHFS5CYvPLA_aT3iTBOQ00JfX5jJtk_2nI3RZ_Gbu4fGb1j4cB8B-U8e1wfTbHIoy9lliFSdmZE=s0-d)
Com base nesta colocação, vejamos alguns fatores relevantes na criação de uma marca.
- Conceito
- Legibilidade
- Contemporaneidade:
- Personalidade: a originalidade é que fará a diferença frente às outras empresas. Ao buscar a originalidade, não perca o significado.
- Pregnância: facilidade na memorização da marca, fazendo com que ela fique mais tempo em evidência na cabeça do consumidor e da concorrência.
- Uso: flexibilidade na aplicação em diversos meios de comunicação faz com que a marca se mantenha atual por muito tempo.
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