A Sinalização ambiental, Sistema informacional ou sistema para orientação, é uma das disciplinas do conhecimento e da formação do arquiteto, do urbanista e do designer. O domínio de técnicas para desenvolvimento de signos de advertência, pictogramas, setas, tipografia específica e de cores são códigos visuais que proporciona o rápido entendimentos das informações e traduzem a hierarquia orientadora, necessária ao receptor.
Os Sistemas de sinalização devem por prática durar muitos anos, devido o alto investimentos. Os materiais como polímeros, vinil e uma série de possibilidades disponíveis no mercado hoje, colocam os profissionais desta área bastante confortáveis para tomarem seus partidos em relação ao ambiente a ser sinalizado.
Locais de grande fluxo de pessoas são os maiores desafios da sinalização. hospitais, shoppings, aeroportos, rodoviárias, estádios de futebol ou vilas olímpicas tendem a receber pessoas de todas as partes do mundo. Essa miscelânia étnica obriga o profissional a criar padrões - unidades identificáveis de uma família de signos - formais, de fácil reconhecimento para uma determinada atividade, local ou serviço.
O termo Sinalização Ambiental foi cunhado pelo Arquiteto Mick Bernard.
Nenhum comentário:
Postar um comentário